top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

Secretario do Mar de Portugal e Rastum no Ceará 10 e 11 de agosto - breaking news oPONTO


Jangadas do Ceará, embarcações típicas - regata tradicional


Desembarcou hoje no Ceará uma comitiva pesada de Portugal, empresários acompanhando o Secretário do Mar José Maria Costa. O objetivo da visita ao estado nordestino, um dos hubs de turismo mais convidativos do Brasil, é conhecer de perto as propostas reais e em franco desenvolvimento do Ceará, no Porto do Pecem - infra-estrutura portuária movida a energia limpa, Hidrogênio Verde de fonte eólica, Ceará como o principal produtor, e uma tecnologia e método novos de rastreamento do atum, o RASTUM, apresentado em 2021 no Blue Info Summit, em Portugal.


Conforme adiantou oPONTO NEWS H2BLUE, durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano em Lisboa, ao final do mês de junho passado, o presidente da FIEC - Federação das Indústiras do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, reuniu-se com o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva. Na semana passada a FIEC realizou o Summit da Energia Limpa Hidrogênio Verde exibindo painés com especialistas do setor incluindo os Portos de Açu e Porto Central, no Espirito Santo, além de top executivos de indústrias de automóveis, fertilizantes e alimentos, simultaneamente a uma feira de inovações tecnológicas voltadas para a investigação científica e produção de energia limpa focadas na Economia Azul.


Assim, em poucas semanas o Ceará demonstra a sua vontade de arrancar sem demora para o futuro, tão preconizado na Declaração de Lisboa - ONU 01 de Julho de 2022.


Na sexta-feira 11, a diretora Comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Duna Uribe, apresenta o Porto do Pecem que, desde 2017, tem como sócio o holandês Porto de Roterdã, o maior e o principal da Europa. - A iniciativa da Fiec coincide não por acaso com esforços do governo do estado e da iniciativa privada com o objetivo de radicalizar a economia estadual cearense para melhor, pois ainda representa apenas 2,2% do PIB nacional.


O objetivo desses encontros entre o Ceará e Portugal é reforçar a importância do Ceará como porta de entrada na América Latina para Portugal, assim como de Portugal oferecer o mesmo ao Estado e toda a América Latina no continente europeu. O foco é nomeadamente o Hub de Hidrogênio Verde, Oportunidades em H2V, Eólica Offshore e o Projeto Rastum.

Demosntração da Aplicação RASTUM na ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial


PROJETO RASTUM na Blue Info Summit

O projeto Rastum foi apresentado no primeiro Blue Info Summit como case sustentável de rastreabilidade. O evento internacional reuniu líderes da economia azul de vários países em quatro continentes e foi uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimento sobre o futuro dos oceanos, dos mares e dos rios em todo o mundo.


Rastum é uma metodologia e programa real de mapeamento da cadeia do pescado desde a captura do peixe em alto mar, seu transporte, seu desembarque no porto e sua comercialização.


Digital.br

O programa Digital.br, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), selecionou oito projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões.


Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas.


O gestor do projeto RASTUM, José Sampaio de Souza Filho, líder do Observatório da Indústria, aponta a formação da rede como um diferencial do Digital.br e que ajuda a consolidar os resultados do projeto: integrar todos os conhecimentos, todo o capital intelectual das universidades com o setor produtivo e as instituições de fomento para maior aprendizado.


Ainda em agosto acontece o "Ceará Global 2022". Este evento, em Fortaleza, Ceará, busca aprofundar o debate sobre Negócios Sustentáveis


O Ceará Global 2022 conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e terá palestras, workshops e exposição de empresas ligadas a negócios internacionais. A curadoria desta edição teve a participação do Núcleo ESG da Fiec.


Bumba Meu Boi, uma das tradições mais emblemáticas do Ceará.


bottom of page