top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

COP27 Radio Cairo entrevista de Luís Peazê para Amyra El Khalili


COP27 Egito - Rádio Cairo Internacional - Programa especial de abertura da cobertura oficial da Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) a COP27

SHORT LINK SOUND CLOUD >>> https://on.soundcloud.com/H7Bje

Cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022. A Rádio Cairo Internacional tem a honra de apresentar esta entrevista com Luís Peazê.


Luís Peazê é jornalista, escritor e tradutor, entre seus trabalhos renomados a tradução de "Por Quem os Sinos Dobram" de Ernest Hemingway (Bertrand Publisher). Engajado em causas ambientais dedica-se desde 1982 ao estudo dos recursos hídricos e com ênfase nos sistemas oceânicos - polimata, tem publicações nas áreas de Esporte, Direito, Medicina, Jornalismo, Ambiente e Poesia.


Agradecemos os ouvintes da Rádio Cairo Internacional neste programa com a produção por Mohamed Abd Elkamel, com a colaboração e apresentação de Amyra El Khalili e sua equipe de tradutores e intérpretes. Ellhamdoulillah!

Sobre a rádio egípcia:

A radiodifusão começou no Egito na década de 1920, e consistia em estações de rádio privadas. A rádio estatal egípcia começou a transmitir em 31 de maio de 1934, em convênio com a Companhia Marconi. Foi egípciada em 1947 e o contrato com a Companhia Marconi foi cancelado No início eram apenas quatro rádios, e em 2006 chegaram a 10 emissoras.

 

Rádio Cairo Internacional apresenta o programa de abertura da cobertura oficial da COP27 no Egito 2022


COP27 no Egito

Caros (as) ouvintes da Rádio Cairo Internacional!


Sejam bem-vindos (as) a este programa especial de abertura da cobertura oficial da próxima Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) a COP27, que acontecerá na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022.


A Rádio Cairo Internacional tem a honra de apresentar estas entrevistas!


Charlotte Karibuhoye Said é do burundi, é Chefe da Aliança Estratégicas e Diretora do programa da África Ocidental para a Fundação MAVA. É responsável pela implementação das estratégias da MAVA para a África Ocidental sediada em Dakar.

Constantino Correia, Guineense, é ativista e Engenheiro Florestal. Foi Diretor Geral das Florestas e Fauna por dois mandatos na Guiné Bissau.


Mami Estrela, Cabo-verdiana é ativista social e professora na Faculdade de Educação da Univervidade do Cabo Verde em Ciências da Educação, com a promoção da cultura, do associativismo e do desenvolvimento sociocomunitário local.


Ouçam Charlotte Karibuhoye Said, Constantino Correia e Mami Estrela!


Felipe Ribeiro é pesquisador em manejo e recomposição de ecossistemas naturais na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Cerrados e coordenador do Web Ambiente.


Harryson Luiz da Silva é professor da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador da Rede Internacional de Pesquisa em Resiliência Climática – RIPERC.

Ouçam Felipe Ribeiro e Harryson Luiz da Silva!


Rachel Moreno é egípcia radicada no Brasil, psicóloga e professora pesquisadora das “Questões de Gênero”. É editora e apresentadora do Programa “Observatório da Mulher” na Rádio Madalena (SP) e autora do livro “A beleza impossível: Mulher, mídia e consumo”


Ouçam Rachel Moreno!

Aidil Borges é cabo-verdiana é ambientalista e consultora independente. É ponto focal de educação ambiental do grupo Redeluso.


Heitor Scalambrini Costa é brasileiro é professor universitário, ativista ambiental e membro da Articulação Antinuclear Brasileira.


Ouçam Aidil Borges e Heitor Scalabrini Costa!


Michael Franz Schmidlehner é professor de filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e assessor do Conselho Indigenista Missionário – Cimi órgão ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.


Dercy Teles foi a primeira mulher no Brasil a ocupar a presidência de um sindicato rural militando ao lado de Chico Mendes na Amazônia brasileira. É produtora agroecológica e educadora popular.


Ouçam Michael Franz Schmidlehner e Dercy Teles!



Dr. Alem Garcia é Abogado y Legislador de Uruguay, de ascendencia siria (familia Aloum). Militante político y social, relacionado con la defensa del agua y medio ambiente. Co-fundador de Fearab-América, Federación de Entidades Americano-Arabes, año 1976, actualmente Presidente de Fearab Uruguay. Co-fundado de la Comisión en Defensa del Agua y de la Vida, año 2002, que llevó adelante con éxito la primer consulta popular sobre el agua. Actualmente Presidente de la Comisión Administradora del Río de la Plata (organismo internacional conformado por Argentina y Uruguay).


Ouçam Dr. Além Garcia!

Marcio Astrini é secretario executivo do Observatório do Clima do Brasil.

Viriato Cassama é Ministro do Ambiente e Biodiversidade da Guiné Bissau.

Demetrio do Amaral de Carvalho é secretário de estado do meio ambiente de Timor Leste.

Miranda Kiala é ambientalista e o responsável no Ministério do Meio Ambiente de Angola.


Ouçam Márcio Astrini, Viriato Cassama, Demetrio do Amaral de Carvalho e Miranda Kiala.


Marta Giannichi atua como Secretária da Amazônia e Serviços Ambientais no Ministério do Meio Ambiente, com vasta experiência em projetos de carbono florestal na Amazônia brasileira.


Mercedes Bustamante é Professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e autora do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas no Grupo de Trabalho em Mitigação.


Joana Rocha Dias é coordenadora apartir da Ong ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (REDSAN-CPLP) e do Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MSC-CONSAN).


Ouçam Marta Giannichi, Mercedes Bustamante e Joana Rocha Dias!


Ahmed Shawky Al-Attar, egípcio, jornalista investigativo, especializado em questões de terrorismo e mudança climática da revista étnica Rose Elyoussef, consultor da Rede Internacional de Jornalistas Investigativos (ing. IJNET) e fundador e atual editor-chefe da plataforma Ozone especializada em mudanças climáticas.


Amyra El Khalili, é beduína palestino-brasileira, da linhagem de Saladino (slạḥ ạldyn) e do Shayk Muhammd al-Khalili, é professora de Economia Socioambiental. Editora das redes Movimento Mulheres pela P@Z! e Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras.


Ouçam Ouçam Ahmed Shawky Al-Attar e Amyra El Khalili


Ouçam em árabe AQUI:


Ouçam em português AQUI:


Ouçam em inglês AQUI:


Ouçam em espanhol AQUI:


Ouçam em francês AQUI:

Luís Peazê é jornalista, escritor e tradutor, entre seus trabalhos renomados a tradução de "Por Quem os Sinos Dobram" de Ernest Hemingway (Bertrand Publisher). Engajado em causas ambientais dedica-se desde 1982 ao estudo dos recursos hídricos e com ênfase nos sistemas oceânicos - polimata, tem publicações nas áreas de Esporte, Direito, Medicina, Jornalismo, Ambiente e Poesia.


Ouçam Luis Peazê!


Daniel Pérez Creus es presidente-fundador de la ONG Africando y editor del sitio web que fue diseñado para publicar noticias 100% africanas.


Ouçam Daniel Pérez Creuus AQUI:

Agradecemos os ouvintes da Rádio Cairo Internacional neste programa com a produção por Mohamed Abd Elkamel, com a colaboração e apresentação de Amyra El Khalili e sua equipe de tradutores e intérpretes ativistas.


Agradecimentos especiais!


Publicações

Alana de Andrade (marketing)

Alexandre Rocha (edição de texto)

Fernando Campos (arte)

Magno Santana Azevedo (produção editorial)

Pedro Camilo de Figueirêdo Neto (direção geral)


Co-editores – Mídias e Redes de Informações

Jim Brown (Escócia)

Lucas Matheron (Brasil)

Mohamed Hamr El Ain (Argélia)


Tradutores

Ahmed Shawky Al-Attar (Egito)

Beatriz Cannabava (Brasil)

Carlos Tebecherani Haddad (Brasil)

Gourid Haribi Yacine (França)

Jim Brown (Escócia)

Lucas Matheron (Brasil)

Mohamed Hamr El Ain (Argélia)

Nicole Jungo El-Najjar (Ilhas Canárias)

Syed Muhammad Nazrul Islam (India)


Intérpretes

Domingo Antonio Acevedo (República Dominicana)

Jim Brown (Escócia)

Lucas Matheron (Brasil)

Miriam González Sánchez (México)

Mohamed Hamr El Ain (Argélia)

Newton Marques (Brasil)

Nicole Jungo El-Najjar (Ilhas Canárias)

Ruba Youssef Chahine (Síria)


Incha Allah!

bottom of page