top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

Até 9 de Outubro Portugal é em Vila Franca de Xira – Artesanato, Sopas, Tertúlias, Varino e Toiros


A centenária Feira Anual em Vila Franca de Xira arranca a 30 de setembro e, até 9 de outubro, voltam ao Parque Urbano do Cevadeiro os feirantes com a sua variada oferta, as diversões, petiscos para todos os gostos, o convívio e a animação.


No Pavilhão Multiusos, a 41.ª edição do Salão de Artesanato conta com a presença de cerca de uma centena de artesãos de inúmeras regiões, alguns deles trabalhando ao vivo, trazendo-nos trabalhos de qualidade e com a marca portuguesa nas áreas de têxteis, cerâmica, metal, vidro, madeira, cortiça, doçaria, entre muitas outras.


Na tenda de restauração, no exterior do Pavilhão, estão também previstos momentos de animação que complementam o convívio no local, sempre com boa e variada oferta de comes e bebes. Na entrada do pavilhão decorrerão outros momentos interessantes, como um workshop de queijo artesanal e workshops que relembram novembro e a sua habitual Campanha de Gastronomia “Sabores do Campo à Mesa”.



Outra das vertentes principais da Feira é a taurina. Na primeira semana de outubro, nas ruas de Vila Franca de Xira e na Praça de Touros Palha Blanco, as esperas e os espetáculos fazem vibrar os aficionados e simpatizantes da Festa Brava. Nas ruas da Cidade, as esperas e largadas de toiros trazem entusiasmo e adrenalina a curiosos e aficionados, que durante cinco dias, entre 1 e 5 de outubro, fazem questão de não perder aqueles que são, afinal, momentos únicos.


A Praça apresenta uma programação de grande qualidade, com destaque para a corrida de aniversário da Praça, a 30 de setembro. A partir das 22h00 João Salgueiro da Costa enfrenta, sozinho, 6 toiros das melhores ganadarias portuguesas. Nas pegas estarão os forcados de Vila Franca de Xira e de Santarém. As corridas prosseguem nos dias 2, 4 e 5 de outubro. Dia 2, pelas 17h00, é dia de corrida com toureio a pé. No dia 4, pelas 22h00, o espetáculo é de homenagem aos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, pelos 90 anos de fundação. Dia 5, pelas 17h00, tem lugar a corrida mista. Dia 8 tem, ainda, lugar na Praça, pelas 22h00, o espetáculo de Recortadores - Troféu Campeão dos Campeões.


Vila Franca de Xira - Artesão Jorge Costa (Pardieiros)

No último fim de semana do evento, 8 e 9 de outubro, decorre, junto à entrada do Parque Urbano de Vila Franca de Xira, o programa da RTP “Aqui Portugal”, pelo que contamos consigo, no sábado, a partir das 11h00 e domingo a partir das 14h30.

  • Esperas de Toiros Sábado, 1 de outubro – 16h30; De domingo a quarta-feira (de 2 a 5 de outubro) – 10h30.

  • Este ano, o programa “Tradições e Tertúlias”, a cargo da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira em parceria com a Câmara Municipal, antecede a grande Feira Anual, tendo início a 23 de setembro e terminando a 30 de setembro, contando, até lá, com diversas atividades, entre elas, uma Feira das Sopas, Colóquios, Noite de Fados e uma Corrida de Touros.



bottom of page