pub-1948941825289788
 

Sardinha de Portugal no Brasil


Álvaro Sardinha, consultor especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável, fundador e gestor do Centro de Competência ECONOMIA AZUL e da APORMAR, participa do BRASIL EXPORT, Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária.


A indústria marítima – incluindo navios, portos e logística associada – constitui um pilar de suporte à economia azul de qualquer país.

Inovação, digitalização, circularidade, descarbonização, fazem parte do seu dia a dia e do seu futuro. A convite do Conselho ESG, do Fórum BRASIL EXPORT, dia 11 de agosto (15h00 PT) vamos clarificar conceitos, analisar tendências e identificar oportunidades. Acompanhe seguindo as ligações ⬇️

CONFERÊNCIA – LINK ACESSO ZOOMCONFERÊNCIA – TRANSMISSÃO DIRETO

 

NOTA DE oPONTO NEWS H2BLUE: ESG é a abreviatura de Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social, Governança, uma medida "corporativa" do impacto (positivo ou negativo) que um negócio tem no meio ambiente e na sociedade, incluindo uma avaliação das práticas de governança (ou falta delas) que impactam todas as partes interessadas – incluindo os acionistas.


Investir (por indivíduos, gestores de ativos, gestores de fundos de pensão, etc.) em empresas que adotam ESG é muitas vezes referido como investimento sustentável, investimento responsável, investimento de impacto ou "investimento socialmente responsável" (SRI).


O Conselho ESG, anotado na divulgação acima é uma associação no Brasil, criada pelo João Amaral, que reuniu profissionais que dedicam esforço para conectar e orientar empresários e outros profissionais neste assunto que é pouco divulgado para o público em geral. E mesmo no ambiente acadêmico.


Esta terminologia, ESG, foi criada em 2004, no relatório histórico Who Cares Wins (uma colaboração do UN Global Compact, da International Finance Corporation e do governo suíço), a metodologia ESG incorpora fatores ambientais, sociais e de governança financeiros e não financeiros nos relatórios corporativos. Inicialmente usada para auxiliar na tomada de decisões de investimento, o ESG agora influencia cada vez mais a tomada de decisões de funcionários, clientes e comunidades.


A base dos relatórios ESG de melhores práticas é uma avaliação do desempenho. Uma avaliação de desempenho ESG identifica riscos e oportunidades ESG. A melhoria do desempenho ESG é alcançada através do estabelecimento de boas práticas de governança corporativa que efetivamente identificam, gerenciam e mitigam os riscos sociais e ambientais de um negócio.

logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png