top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

PLEA - Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul

Atualizado: 16 de jul. de 2022


oPONTO NEWS H2BLUE entrevistou Alvaro Sardinha, formador do PLEA - Programa em Especialização e Liderança em Economia Azul durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano (27 de junho a 1 de julho, Lisboa) e após o evento foi conferir, durante 3 dias, 24 horas de formação, o programa integral.


O gestor de patrimônios e consultor de investimento do Porto, José Carlos Lopes, já havia participado do PLEA e avalizou-nos o conteúdo e o potencial de aproveitamento do programa. Este observador então foi lá conferir.


O PLEA é recomendado para empreendedores, novos e já experimentados, a profissionais inseridos em empresas com ímpetos de crescimento e diversificação e a atores sociais das esferas de Governo, ao nível de Freguesias, Distritos e Nacionais.


A estrutura bem arranjada do PLEA permite que diferentes profissionais de diferentes níveis de backgrounds, sejam jovens ou com tempo de vivência empresarial, percorram pela dinâmica do PLEA um viaduto onde as bagagens vão sendo adquiridas gradualmente e, ao final, levem para casa 1000 páginas de conhecimento e fontes de referência para usufruto e desenvolvimento pessoal com foco na Economia Azul Sustentável.


Um "value added" é a interação durante o convívio da formação. Este capítulo do PLEA foi contemplado com um corolário singular de experiências: o Diretor Operacional da ONG Voices of Oceans, João Eduardo de Villemor Amaral; Cristina Rito engenheira e empresária na ANAGRAMA Engenharia; Pedro Ramalhete da JustDive (escola de mergulho); Alda Moreira e Mariana Correia da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa ; Helga Leal & Luís Peazê oPONTO NEWS H2BLUE; e Eunice Melo empresária dos Açores do ramo turismo náutico SAILAZORES



"O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável da economia do mar – social, económico e ambiental – de acordo com os (1) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas; com (2) Modelos económicos circulares e regenerativos; e com a (3) Moldura ESG (Environment, Social, Governance).


O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) é modular e flexível, sendo possível participar em apenas 1 dia; em 2 dias; ou nos 3 dias previstos, de acordo com a disponibilidade e a relevância dos conteúdos para cada participante. O 1º dia agrupa a caracterização da economia azul 3.0 e temas relacionados com o ambiente e sustentabilidade; o 2º dia explora temas relacionados com o direito do mar e marítimo, regulação e gestão; o 3º dia aborda temas relacionados com liderança, comunicação e estratégias de desenvolvimento."

 

em ebook e impresso

"Luis Peazê captura tudo o que todos sonham do sublime sentimento pelo "Mar", e a relação do homem com o mar. Mais importante ainda, em um barco que ele construiu para si mesmo do amor pela arte de construi-lo. Uma construção espiritual e uma travessia do início ao fim." Mr. Andy Garcia, ator e diretor (Los Angeles)"


"Hemingway uma vez disse "Para escrever sobre a vida, primeiro você deve vivê-la". Eu tive a chance de ler esta história fascinante. Luís Peazê é o tradutor oficial de Ernest Hemingway no Brasil, então é justo que ele tenha escrito uma história de vida em seu barco e as aventuras que ele experimentou. O que é verdadeiramente fascinante é que ele construiu seu próprio barco de uma forma que sua história é "construída com suas próprias mãos". Uma leitura obrigatória para qualquer amante dos mares abertos e para quem quiser experimentar o seu próprio horizonte." Christopher Hemingway (neto de Ernest Hemingway)


SINOPSE: Um livro de aventura diferente. Um casal de brasileiros comuns, monta uma fábrica em três países e em quatro anos, joga tudo para o alto e realiza o sonho de construir um veleiro com as próprias mãos, sem experiência prévia. E aventura-se num dos mares mais perigosos do mundo, na costa leste da Austrália sem saber velejar e sem dinheiro. Mas Alvídia vai muito além de uma peripécia náutica, é uma história de amor, da exaltação de valores universais, uma lição de otimismo, uma viagem de algum modo necessária, que vale a pena se embarcar, um horizonte a mais. Ilhas paradisíacas, ancoragens inenarráveis, velejadas ao pôr do sol, são o pano de fundo da realização de um sonho e, com muito humor, da história de uma aprendizagem fundamental: "às vezes é preciso perder para ganhar..."






bottom of page