top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

Palavra "medo" em aula magna de “Commanding at Sea”

Atualizado: 11 de fev. de 2020


Alguém espera ouvir a palavra “medo” no seio do Almirantado Português, quando o assunto é Comandar no Mar? Foi o que se ouviu, no Clube Militar Naval, em Lisboa, no lançamento da edição em inglês “Commanding at Sea”, neste último dia 31 de janeiro. Convidado a apresentar a obra, o Almirante José Saldanha Lopes, até recentemente Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, fez um discurso comovente, e destacou com humildade que, a única palavra que os autores do livro não utilizaram foi exatamente esta, “medo”, que é inerente a todo ser humano, mas que apenas um Comandante no Mar não pode desfrutar, explicitamente. É preciso ter mais do que a vasta experiência do Almirante José Saldanha Lopes para pontuar de modo tão simples a importância de um comandante de embarcação no mar, é preciso ter coragem.

Créditos: Revista de Marinha
Almte. José Saldanha Lopes


Almirante, derivado do árabe amir-al-bahr “comandante do mar”...


“Commanding at Sea” conta com um elenco de autores de alto calibre, entre eles justamente o atual Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, Almirante António Maria Mendes Calado, cuja experiência e curriculum enlista nada mais nada menos, para começar, desde a sua formação, a especialidade em Artilharia, Treinamento Naval de Guerra, tendo frequentado as áreas de sistemas de armas de escolas nacionais e estrangeiras, Marinha dos EUA entre elas, e com vasta experiência e cargos oficiais em vários países. Não é pouco, e sua contribuição para o livro “Comandar no Mar” transporta em cada palavra compactamente isso tudo.


Dr. António Rebelo de Sousa

Rara oportunidade para o lançamento de um “codex”, para os sobreviventes que ainda lembram de que se trata de um livro impresso em papel, enquanto assistimos a fractalização da informação, a cerimônia contou com uma verdadeira aula magna em forma de “resenha” de “Commanding at Sea”, pelo eminente Professor António Rebelo de Souza.



Não é por acaso que o atual Chefe do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil, Almirante Ilques Barbosa Junior, em mais de uma oportunidade oficial entre militares navais e de outras forças armadas, com um exemplar do livro sob o braço, exaltou o conteúdo da obra recomendando-a até mesmo para todo o tipo de chefe de equipe, mesmo e especialmente fora do âmbito militar naval, em empresas privadas e todo o tipo de reunião em que é necessário que haja comando, sem o quê nenhum objetivo é alcançado com êxito. E isto deságua em mais de uma vertente que o leitor encontrará em Comandar no Mar, ou “Commanding at Sea”: comandar não se trata de apenas “dar ordens” e que os demais subalternos as cumpram de olhos vendados. É sobretudo polarizar a confiança, é antes de tudo inspirar aos demais que a empreitada, ou faina, “vai dar certo”, daí uma onda gigantesca de responsabilidade sobre os ombros de um simples ser humano, passível de medo sim senhor.


Almte. Alexandre Fonseca - Revista de Marinha

Informa o editor do livro, e também da Revista de Marinha, Almirante Alexandre Fonseca: “uma obra útil para quem desempenha funções de chefia, (...) recolhe testemunhos inspiradores de antigos Comandantes de navios da Marinha de Guerra e de navios da Marinha Mercante. Serão certamente úteis a quem for indigitado para Comandante, permitindo-lhe reflectir sobre os diversos aspectos do exercício das funções de comando no mar e mesmo fazer alguma autoformação. Mas não só! Este livro será também útil para quem desempenhe funções de chefia ou de comando nos outros ramos das Forças Armadas e de Segurança, e em organizações civis e nas empresas. Desde que exista um chefe, subordinados e colaboradores, e objectivos a atingir, as reflexões que os textos aqui publicados suscitam terão certamente utilidade.”

Por fim, sem medo de me apoiar na metáfora, Comandar no Mar / Commanding at Sea pode até mesmo ser absorvido pelos mais despojados de hierarquia, navegadores ditos empreendedores do mundo digital, desde start ups e habitantes de incubadoras do mundo oceânico digital. Fica a recomendação como uma garrafa com mensagem solta nas correntes marinhas...








Comanda no Mar e Commanding at Sea: Disponível na Loja do Museu de Marinha, na Livraria da Universidade Católica, no Clube Militar Naval e no Clube de Oficiais da Marinha Mercante. Para os assinantes da Revista de Marinha e para os membros das instituições que com esta tem protocolo de colaboração terá um preço especial de 20€, a que acrescem portes de correio de 3 €. Pedidos pelo email: revistamarinha@gmail.com ou pelo tlm: 91 996 4738.



Patrocinador


bottom of page