top of page
logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png
Noticia e Informacao contextualizadas
00:00 / 03:51

LIVE: Portugal E Ceará Ao vivo em oPONTO NEWS H2BLUE - margarina, óleo vegetal, Mucuripe e Fortaleza




No segundo dia da visita à FIEC no Ceará, a Comitiva Portuguesa de empresários, acompanhados pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa e ciceroneados pelo Economista português Miguel Marques, conforme adiantou oPONTO NEWS H2BLUE, participa de uma LIVE nesta quinta-feira (11/08; MISSÃO INSTITUCIONAL E EMPRESARIAL DE ECONOMIA AZUL E RODADA DE NEGÓCIO - assista aqui em oPONTO NEWS H2BLUE.


Jornalismo líquido, oPONTO NEWS H2BLUE acompanhou o LIVE e, ao final, registrou a assinatura de dois MoUs entre a FIEC e instituições empresariais presentes. Assista a gravação do evento no vídeo abaixo. e galeria de imagens da assinatura de MoUs:



Na quarta-feira (10/08), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, se reuniu com a comitiva de empresários e autoridades portuguesas, para discutirem oportunidades entre Portugal e o exponencial valor de negócios oportunizado pelo Porto de Pecém e indústrias cearenses, o novo Hub de desenvolvimento brasileiro da economia azul, à frente dos demais estados: refer aqui ao polos de produção em águas continentais.


Ricardo Cavalcante destacou a visita das autoridades e dos empresários portugueses que desenvolvem uma cadeia econômica expressiva no mar e aproveitou para reforçar a importância do momento para o fortalecimento do setor de pescado e as relações na área entre a nação convidada e o Ceará.


“Ficamos muito felizes em receber essa importante comitiva portuguesa. Eles têm tecnologia, além de muitas empresas cooperativadas. A economia do mar tem um peso forte na economia portuguesa. Eles exportam 1 bilhão e 500 milhões de euros, lembrando que, há dez anos, era 300 milhões de euros”, disse o Presidente da FIEC.


O encontro ocorreu na fábrica M. Dias Branco de margarina e óleo vegetal, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, onde o Presidente da FIEC e os executivos portugueses foram recebidos pelo Presidente da M. Dias Branco, o industrial Ivens Dias Branco Júnior, que enfatizou a satisfação do momento.


“É uma honra e um privilégio recebe-los. Somos um povo filhos de vossa pátria”, concluiu.


Visita ao Marina Park Hotel e Inace


Antes de visitar a fábrica da M. Dias Branco, a comitiva portuguesa foi recebida pela Presidente do Sindfrios e Diretora da Indústria Naval do Ceará (Inace), Elisa Gradvohl, no Marina Park Hotel. “Esta é uma visita muito produtiva, porque eles estão vendo que o Ceará tem condição de fabricação de muitas embarcações e este é um estado reconhecido nacionalmente como exportador de produtos finos”, disse.


Em junho, Ricardo Cavalcante se reuniu em Lisboa com o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, Antônio Costa Silva, e com o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Antônio Saraiva, que reúne as Federações portuguesas da Industria, Comércio, Serviço e Agropecuária. Eles discutiram a amplificação do comércio entre o Ceará e o país europeu. O objetivo foi aproximar e estreitar os laços entre as instituições.


Já nesta visita, em Fortaleza, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa reforçou que o diálogo precisa ser mantido. “Espero, sinceramente, que este encontro de empresários e instituições públicas portuguesas possam aprofundar a cooperação entre o Brasil e Portugal nos caminhos da economia do mar, em vários setores, como o energético, da alimentação do pescado, da construção naval e também nas tecnologias de inovação", declarou.

O Diretor de Inovação da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC), Sampaio Filho, que também foi a Portugal, em junho, reforçou a importância do evento. “Essa visita vem mostrar o potencial que o Ceará tem e aqui é um dos maiores conglomerados da economia azul, haja vista que nós temos um hotel que está interligado ao lazer e a indústria naval do Estado que tem uma marina própria e barcos pesqueiros. Então, temos tudo em um lugar só e estrutura só para trabalharmos juntos com Portugal na economia azul”, disse. FONTE: FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará



Registro online da assinatura de MoUs:





bottom of page