top of page
H2BLUE_page_head_bg-removebg-preview_edited.png
H2BLUE-removebg-preview_edited.png

O mar é a moeda mais frágil e mais valiosa que existe...

H2Blue fundo mar azu.png
hidrogenio vida.jpg
Muito mais do que apenas fonte de energia limpa renovável, o hidrogênio é o elemento que dá vida ao universo solar. Sem hidrogênio o sol não existe. O sol se alimenta de hidrogênio permanentemente, e não é apenas iluminar a Terra, a função do sol. 

O hidrogênio, ele é o elemento mais abundante do universo, 75% da massa de toda matéria e 93% dos átomos do cosmo,  Exatamente há quase um quarto do século XXI, finalmente o desenvolvimento tecnológico começa a descobrir formas economicamente sustentáveis de produzir energia à base Hidrogênio.

Desde que o eixo e a roda foram introduzidos pela inteligência humana nas suas atividades, o motor da humanidade não parou de avançar veloz, e ruidoso. Uma grande explosão foi a invenção do motor a combustão. Deu-se a Revolução Industrial - naquela altura, junto com melhorias de vida, surgiu a primeira esteira errática formada por pessoas sem recursos econômicos para a subsistência, o deslocamento humano das zonas rurais para as cidades. É preciso dar nomes aos bois: Londres é o ícone histórico que poderia ter iniciado a distribuição de riquezas nas sociedades, mas,  ao contrário, deu início àquela Revolução Industrial, o surgimento lobby e do proletariado, a noção de mais valia, os sindicatos, as agências reguladoras mas nem tanto...

Voltando ao Hidrogênio, há aproximadamente um século do primeiro ronco de motor, o mundo ouviu outra explosão enorme e trágica; bombas nucleares explodiram no Japão, para acabar com uma guerra que nunca acabou. Um pouco à frente aquela bomba nuclear foi "melhorada" e surgiu a Bomba de Hidrogênio, mais poderosa. Isso, historicamente, foi uma das razões de lentidão das descobertas de aplicação economicamente viáveis para o Hidrogênio, como alternativa de combustível, energia, foram essas bombas malditas e a incapacidade do ser humano descobrir fórmulas eficazes de aplicação H; o balão dirigível Zepellin e similares foram tentativas quase felizes, mas falharam, caiam facilmente, matando gente, e inclusive os alemães utilizaram a bela ideia para matar centenas de ingleses na Primeira Grande Guerra.

Mas felizmente, embora seja durante uma guerra insana, da Rússia na Ucrânia, uma disputa mundial por combustíveis e alimentos e fertilizantes tóxicos, o homem descobriu inúmeras formas de aproveitar a abundância de Hidrogênio sobre a Terra e até no fundo dos mares, no Oceano, para aquecer casas, iluminar lares e alimentar veículos para transportar tudo o que se quer... O Hidrogênio, portanto, acende uma esperança economicamente sustentável para todos.

 
H2BLUE_page_head_bg-removebg-preview_edited_edited.png

©1997/2025 by Luis Peazê       Contatos

oPONTO NEWS & LIVROS 

Luís Peazê: Escritor, Jornalista, Tradutor

www.luispeaze.com 

www.diretorionautico.com

www.luispeaze.com/h2blue

H2BLUE-removebg-preview_edited.png

©1997/2025 by Luis Peazê       Contatos

oPONTO NEWS & LIVROS 

Luís Peazê: Escritor, Jornalista, Tradutor

www.luispeaze.com 

bottom of page