pub-1948941825289788
 

Miguel Marques, Embaixador da indústria do Ceará na Europa.


Após uma manhã de apresentações (leia e assista o vídeo aqui) da Comitiva de Empresários de Portugal, levada ao Ceará para conhecerem os potenciais do estado do nordeste brasileiro para a Economia do Mar, Miguel Marques, o responsável pela conexão entre os dois países para o evento, foi homenageado e apontado Embaixador da indústria cearense na Europa.


Na reunião de empresários e dirigentes da FIEC estiveram: o Sócio-fundador da Skipper & Wool, Miguel Marques; a Secretária-adjunta da Pesca do Governo Federal do Brasil, Andea Ribas; Representante da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF) e Presidente da Gelpeixe, Manuel Tarré; a Presidente do Sindicato de Frios e Pesca do Ceará (Sindfrios), Elisa Gradvohl; o Presidente da DocaPesca Portugal, Sérgio Faias; o Capitão de Fragata da Capitania dos Portos do Ceará, Sidney Gouveia; a Secretária Executiva do Meio Ambiente do Ceará, Maria Dias Cavalcante; a Representante e Pesquisadora da Inesc Tec, Paula Lima; além do Secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro.


A FIEC esteve representada, também, por: Carlos Prado, 1º Vice-Presidente; Roseane Medeiros, Vice-Presidente; Chico Esteves, Diretor Administrativo; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL-Ceará; Marcos Soares, Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC); e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais.


A assessoria de comunicação da FIEC - Federeração das Indústrias do Ceará reporta que após o evento daquela manhã, a comitiva portuguesa visitou o Observatório da Indústria para saber como a instituição realiza suas atividades e compreender melhor a capacidade das energias renováveis do Ceará a partir da cadeia de hidrogênio verde (H2V) e das energias Solar e Eólica.


Miguel Marques - Embaixador das Indústrias do Ceará na Europa, Manuel Terré - GELPEIXE, Ricardo Cavalcante - Presidente da FIEC - José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar de Portugal.


O Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou o potencial eólico e solar do Ceará, cuja capacidade é de 117 GW offshore. Ele lembrou que estão sendo desenvolvidos 18 projetos deste perfil que estão em processo de licenciamento ambiental; juntos, eles dispõem de uma capacidade de energia de 48,4 GW. "Aqui é um dos poucos lugares do mundo onde pode-se fazer a geração tanto eólica quanto solar de forma bastante positiva", explicou.


O Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, ressaltou o potencial cearense na área do hidrogênio verde e a possibilidade de o estado aproveitar a necessidade de descarbonizar o setor de energia, que representa 72% das emissões de gases do efeito estufa. "As grandes vantagens do Ceará na produção do hidrogênio verde são o gigantesco potencial de energia renovável e sua complementaridade; o fato de estar na esquina do atlântico, ou seja, mais perto do mercado europeu e americano, além do Complexo Industrial e Portuário do Pecém", enumerou. Picanço lembrou ainda que já foram assinados 20 memorandos de entendimento entre empresas e o Governo do Estado para integrar a cadeia de H2V no Ceará.


Miguel Marques, economista Embaixador das Indústrias do Ceará na Europa.


Apresentando o Observatório da Indústria, Sampaio Filho, resumiu como se dão as atividades da entidade: "O que o Observatório faz com muita precisão e zelo é pegar dados e informações, colocar inteligência artificial neles e gerar conhecimento para, a partir deste conhecimento, propiciar tomadas de decisão mais assertivas". Em seguida, o Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, apresentou as atividades e o portfólio produzido ao longo dos anos de atuação.


Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa - Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante - GELPEIXE, Manuel Tarré - Miguel Marques, economista Embaixador das Indústrias do Ceará na Europa.



LEIA TAMBÉM:




logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png