pub-1948941825289788
 

Jornalismo: notícia & informação contextualizadas e fractalização positiva


Projeto no âmbito do programa Europa Criativa "Call for Journalism"


No contexto de oPONTO NEWS abordar notícias e informação contextualizadas e desenvolver a iniciativa H2BLUE dedicada a difusão da importância vital do Oceano para a vida na Terra, este é o primeiro PodCast de uma série.

CLIQUE ACIMA PARA TOCAR


PODCAST NOTÍCIA & OPINIÃO CONTEXTUALIZADA

oPONTO NEWS notícia & informação contextualizadas é uma nova e necessária tendência do jornalismo de fractal positivo.


Por que contextualizar é importante, fundamental? O que é fractalização positiva?


Contextualizar é importante e fundamental para você ter a noção mais próxima possível da realidade que envolve uma notícia & informação.


Nunca foi tão evidente a instantaneidade das informações; o pluralismo é uma realidade na vida de todos nós. Não vivemos mais apenas com “uma” verdade; sempre haverá vários ângulos e circunstâncias interagindo com a avalanche de ocorrências ao nosso redor. Num piscar de olhos, tudo pode mudar. Um clique pode provocar uma reação em cadeia tão remotamente que não podemos sustentar, pois utilizamos apenas 3% da capacidade de nosso cérebro.


Da mesma forma que, por exemplo, ainda não exploramos mais do que 3% do oceano; a maior porção da superfície do planeta, o berço da cadeia alimentar, a caixa de ressonância climática da Terra e tantas outras importâncias vitais para a sustentação da vida de todos os organismos vivos.


É por isso que a contextualização da informação, no jornalismo, é importante e fundamental;

Quanto ao o conceito de “fractalização da notícia & informação”: como sabemos, um fractal é uma figura que, mesmo dividida em partes, conservará em cada parte as mesmas características da figura original.


No Jornalismo, se a notícia e informação não forem contextualizadas, o público terá uma visão limitada, reduzida, não raramente parcial e isto seria a morte do jornalismo. Este fenômeno acontece com frequência na relação entre as pessoas, quando alguém infere que sabe algo, mas na verdade sabe apenas uma parte ínfima e isto não vale muito… A reprodução dessa falsa realidade, dessa fractalização negativa, é um malefício que temos enfrentado com a abundância de desinformaçãoque povoa os ambientes reais e virtuais atualmente.


No jornalismo, a fractalização positiva ocorre se a notícia e informação forem corretamente contextualizadas, da forma mais ampla possível; o público terá uma noção fiel de uma dada realidade; e isto é apenas o começo deste valor agregado com que o profissional, o jornalista, contribui enquanto ator social.


E cada um de nós deve fazer a sua parte.


Ler, ouvir e ver o contexto fiel da realidade também é uma forma de contribuir para um ambiente social sustentável.


Acompanhe oPONTO NEWS, e se você gostou, clique um “like”, divulgue entre os seus amigos, discuta o tema em suas relações.


oPONTO NEWS notícia & informação contextualizadas é uma nova e necessária tendência do jornalismo de fractal positivo.




logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png