pub-1948941825289788
 

Gaia para salvar Gaia – Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em Lisboa

Atualizado: 16 de jul.


No princípio surge o Mar Cósmico que com Ofíon (a Luz) geram Gaia, na mitologia grega, a Mãe-Terra. O affair é longo, mas foi ali que surgiu Eros (o amor), Tártaro (o abismo), Érebo (as trevas) e Nix (a noite). Dizem as más línguas que Gaia gerou sozinha Úrano (o Céu), Ponto (o mar) e as Óreas (as montanhas). Não me perguntem como, mas com o Urano ela teria gerado Oceano, isto é, doze titãs; e com o Ponto ela gerou um deus marinho que já nasceu idoso, conhecido como o velho do mar. À parte esta confusão mitológica, apenas tomando o último milênio como referência, criamos mais "trevas" e "abismo", confusão, para nós do que a própria Gaia. Estamos sufocando o seu filho Oceano, já destruimos o Mar, as Montanhas estão cada dia menos verdes, o Céu cada dia tem menos Luz, na Noite e no Dia, uma falha gregoriana, cada vez menos Amor.


No primeiro dia da II Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em Lisboa, este observador será o apresentador de um dos eventos mais representativos da Conferência, pelo seu conteúdo e propostas de dois ambientalistas engajados numa das questões mais dramáticas de nosso tempo; a poluição marinha que acidifica os oceanos, diminui sua capacidade de absorção de carbono, impacta drasticamente a cadeia alimentar e, sem esgotar a problemática, contribui para o aquecimento global.

Gianni Valenti, CEO da Gaia First, organização não governamental em Paris e com capítulos em vários países, apresentará um projeto inovador de aproveitamento de lixo plástico marinho para produção de energia para navios.


A inovação está que Gianni aproveita a já conhecida tecnologia para criar energia a partir de plásticos descartados e direciona todo o seu esforço para as ilhas de plásticos do Oceano Pacífico, e os navios que coletarão aquela ilha de plástico serão movidos justamente pela energia gerada daquela poluição. Gianni vem divulgando seu projeto e buscando financiamento em todas as oportunidades que lhe oferecem. Assim foi no Change Now, em Paris no início de junho, e em vários outros eventos. O suporte de engenharia lhe é garantido por dois parceiros com knowhow, as empresas RINA and BREEZE. – Em paralelo a sua peregrinação à procura de recursos, Gaia First realiza ações de limpeza de praias, envolvendo estudantes e o público em geral. As ações e toda organização Gaia First podem ser conhecidas online neste link

https://www.gaiafirst.org/eventun

Antes de Gianni Valenti, entretanto, Inés Boujmil, Engenheira Ambiental e da Pesca no INSTM – Instituto Nacional de Ciências Marinhas e Embaixadora BlueMed na Tunisia, apresentará um resumo de seus estudos científicos chamando a atenção para o volume de poluição marinha de plásticos nos cincos Giros; em linguagem simplória, Giros são convergências de correntes oceânicas cuja força centrífuga faz acumular no determinado ponto central catrastóficas quantidades de lixo marinho que começam sua viagem desde as redes de esgoto, através dos rios até chegarem às regiões costeiras; a essa poluição somam-se os descartes de navios, um dos maiores poluidores dos oceanos, e os artefatos pesqueiros. São cinco as regiões estudadas por Inés Boujmil: o Norte do Oceano Atlântico, o Sul do Oceano Atlântico que aliás copia ao inverso as correntes marinhas de sua irmã do norte, daí a Oceanógrafa dos Açores, Manuela Juliano tê-las cunhado de “correntes gêmeas”; o Oceano Índico, o Pacífico Sul e a Grande Mancha de Lixo do Pacífico Norte, somente esta uma área estimada de lixo com 1.6 milhões de km2, equivalente a três vezes o tamanho da França.


Este evento é híbrido, presencial e online, e neste link pode ser acompanhado durante ou após a sua realização em direto:


Título: GAIA FIRST - UN Ocean Conference Side Event

Local: Oceanário de Lisboa

Quando: 27 de junho de 2022 das 18:30 às 19:15 (Lisbon time),

Descrição: GAIA FIRST and the Importance of Tackling High Seas Plastic Pollution: Live discussion with Gianni Valenti (president of GAIA FIRST) & Inès Boujmil (BlueMed Project Ambassador in Tunisia, ECOP - Early Career Ocean Professional and Fisheries & Environmental Engineer at INSTM), presented by Luis Peazê

This event is an official side event of the 2022 UN Ocean Conference, part of the UN Ocean Decade.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZYsizeyZOKE





logo_oponto_news_H2Blue_round_radio_cafe-removebg-preview.png